Inforlaser
+5511 4351-6657
  • Home
  • Sobre
    • Visão
    • Missão
    • Valores
    • História
    • Sustentabilidade
  • Serviços
    • Eventos
    • Outsourcing
    • Manutenção de Equipamentos
    • Fotos
  • Parceiros
    • Clientes
    • Fornecedores
  • Contato
  • Blog
  • Área do Cliente

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

27/4/2018

0 Comentários

 
Imagem

TQM: conheça a Gestão da Qualidade Total   Não é novidade para ninguém que as empresas, há muito tempo, passaram a concentrar esforços em Qualidade. Boa parte de nós já viu, em alguma empresa, nomenclaturas de normas de qualidade, como a ISO 9001. Comentamos sobre as normas ISO em outro post, veja aqui: http://www.inforlaser.com.br/blog/a-influencia-das-normas-iso-no-mercado  

Mas o que é Qualidade? Veja o que o portal que é uma das referências em qualidade, o Apostilas da Qualidade, afirma:

Para responder a essa pergunta foram estabelecidos padrões e normas internacionais, como as diversas ISO, aferindo e atestando desde processos industriais em si até os reflexos da produção no meio ambiente.

A tecnologia está tornando as empresas ou organizações semelhantes em muitos aspectos (instalações, equipamentos, produtos, preços, etc). Assim sendo, e como todas elas trabalham com pessoas, o que pode diferenciar umas das outras é o atendimento ao público.

Para satisfazer essas exigências, as empresas têm que se atualizar, se reciclar e se organizar, de forma a garantir sua sobrevivência. E isso só é possível através das pessoas. Portanto, é fundamental que as empresas invistam cada vez mais no desenvolvimento dos seus recursos humanos, pois para buscar a Qualidade é preciso ter pessoas competentes e energizadas.

Para desenvolver o processo da Qualidade não basta dominar as metodologias. É preciso, também, conscientizar as pessoas sobre seu novo papel dentro da organização.   As pessoas precisam entender o conceito da Gestão de Qualidade Total e tê-lo sempre em mente, de forma a garantir que ele torne-se um hábito, uma cultura da empresa. A partir do momento em que todos os colaboradores de uma única organização têm a mesma cultura de compromisso com o atendimento às normas de qualidade e cumprimento dos métodos para obtê-las, essa empresa está pronta para tornar-se referência.

E o que é Qualidade Total? O Portal esclarece, de forma didática, sua definição. Veja: 

Qualidade Total é uma técnica de administração multidisciplinar formada por um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos, aplicados no controle do processo de produção das empresas, para obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade, objetivando atender as exigências e a satisfação dos clientes.

Seus primeiros movimentos surgiram e foram consolidados no Japão após o fim da II Guerra Mundial com os Círculos de Controle da Qualidade, sendo difundida nos países ocidentais a partir da década de 1970.

O pleno domínio e controle do processo de produção da empresa, a eficiência na utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros, e a eficácia no alcance dos objetivos, são os resultados esperados com a implantação da Qualidade Total, resultados que garantem a satisfação dos clientes e a perenidade da empresa, além de viabilizar a Governança Corporativa, ponto de convergência entre os interesses dos proprietários e as decisões dos gestores do negócio.

0 Comentários

DEFININDO UM TEMA PARA O SEU EVENTO

27/4/2018

0 Comentários

 

Quer uma boa referência para todas as ações de seu evento? Defina um tema para ele!   Ao contrário do que o senso comum prega, temas não são característica exclusiva de festas infantis! Quer realizar um evento impactante - e bonito? Antes de sair comprando um monte de itens para a decoração, fazendo milhares de cotações com decoradores, floristas e designers, desenvolva um conceito para a sua festa! Com certeza tudo ficará mais fácil depois que você tiver um tema. Além disso, costuma-se investir muito menos - e melhor - na decoração de uma festa temática que em uma "genérica". Veja o exemplo da foto: o tema havaiano e a simples ideia de encher balões (alguns deles estampados) com gás hélio e utilizar frutas como parte da decoração mudou completamente o aspecto da mesa - com um baixo investimento.


Imagem

Imagem: Decor Fácil


Vai fazer aniversário? Escolha um tema que lhe é característico - um time, um esporte, um estilo musical... O que mais te agradar e que mais tenha a ver com você.
O mesmo vale para eventos corporativos. Principalmente os internos, que normalmente dependem do engajamento do público interno da empresa para serem bem-sucedidos. Os passos para um bom evento interno, no entanto, permanecem os mesmos de todos: planejar, comunicar, engajar e divulgar. Garantindo que todos saibam de seu evento, entendam seu conceito e tenham fácil acesso às informações sobre os mesmos, você terá um evento muito elogiado! E não se esqueça de preocupar-se apenas com o que importa. Tenha parceiros de negócios, empresas com quem pode contar. Tenha um parceiro para audiovisual, um parceiro para impressão, um parceiro para acompanhamento técnico (ou a Inforlaser, que oferece tudo isso!) e seu evento não terá um único problema com o qual você precise perder sua paz e seu tempo.


0 Comentários

Tipos de Eventos

17/4/2018

0 Comentários

 
Imagem

​Você sabe quais são os tipos de evento?
 
Quantas vezes, na hora de planejar o evento, surge a dúvida: é seminário, congresso, simpósio? Há quem diga "tanto faz" e lá vai a programação montada e batizada do jeito que dá. Infelizmente, muita gente que vive este mercado e, como nós, respira evento, não sabe a diferença entre cada tipo. E olha que o assunto não se resume somente aos três citados acima:

COLÓQUIO: é a exposição de um tema em reunião fechada, sob uma coordenação, que tem por objetivo esclarecer dúvidas e levar à tomada de decisões.

CONFERÊNCIA: é a apresentação de um assunto por parte de conferencista, que geralmente é pessoa de renome na área do evento. Após a explanação, pode ser aberto espaço para questionamentos da plateia.

CONGRESSO: acontece durante em vários dias, com a inclusão de encontros menores em sua programação. É um evento de grande porte que geralmente traz atividades sociais aos seus participantes. Comumente é organizado por entidades associativas a fim de estudar temas cujas conclusões são adotadas no todo ou em partes depois de encaminhadas às autoridades. Podem ser de âmbito regional, nacional ou internacional.

CONVENÇÃO: encontro no qual há a exposição de assuntos por várias pessoas, com a presença de um coordenador. Pode ter dinâmicas de apresentação diferentes quando a duração é de vários dias.

DEBATE: caracteriza-se pela discussão entre duas ou mais pessoas que defendem pontos de vista diferentes sobre um mesmo tema.

ENCONTRO: evento com público, abrangência e duração variáveis, nos quais as pessoas se reúnem com a finalidade de discutir temas de interesses comuns. Os encontros podem ser divididos em diferentes modalidades: conferência, palestra, simpósio, painel, mesa-redonda, convenção, congresso, seminário, fórum, debate, semana, jornada, workshop, oficina, colóquio.

EXPOSIÇÃO: atividade fixa que objetiva divulgar publicamente produtos, objetos, fotografias, documentos, etc. Em caso de exposições de grande porte, com diversos expositores, pode haver stands para que cada um tenha o seu espaço reservado. Esses stands podem ter tamanhos diferenciados de acordo com determinação prévia dos organizadores.

FEIRA: geralmente é ampla, fixa e com a finalidade de comercializar produtos/serviços. Fazem parte de sua estrutura expositores convidados pelos organizadores para compor seus stands mediante pagamento de uma taxa estipulada previamente.

FÓRUM: as apresentações dos convidados são feitas com a presença de um coordenador. Caracteriza-se pela discussão e debate, com questionamentos por parte da plateia. Ao final, o coordenador da mesa articula os pontos de vista e apresenta uma conclusão que concentre a opinião da maioria. Pode durar um ou mais dias.

JORNADA: reunião de grupos profissionais, de âmbito regional, para discutir, com certa periodicidade, assuntos de interesse desse grupo. Costuma ser promovido por entidades de classe, com duração de vários dias. As conclusões podem servir de diretriz para as atividades relacionadas a esta classe.

MESA-REDONDA: nesse tipo de encontro os expositores ficam sob a coordenação de um moderador com tempo limitado para a exposição de suas opiniões e posterior debate. A plateia não pergunta diretamente aos debatedores, mas pode encaminhar perguntas ao moderador da mesa.

MOSTRA: geralmente pequena, circulante e com o objetivo somente de divulgar. Trata-se de uma das únicas maneiras de expor que pode ser vista em diferentes locais, sem passar por alterações na forma e no conteúdo.

OFICINA: é semelhante ao workshop. Contudo, a oficina é mais utilizada na área educacional e o workshop, na área comercial/empresarial. Pode ser parte integrante da programação de eventos de maior porte.

OUTORGA DE TÍTULOS: cerimônia com finalidade de homenagear pessoa física ou jurídica por serviços prestados a determinada instituição ou segmento social. Confere-se a pessoa uma medalha, título ou diploma. As modalidades mais comuns são: professor emérito, professor honoris causa, diploma de sócio honorário, diploma ou medalha de honra ao mérito, etc.

PAINEL: nesse tipo de encontro há debate entre os expositores, sob a coordenação de um moderador. A plateia atua apenas como expectadora, sem direito a fazer intervenções ou perguntas junto à mesa.

PALESTRA: encontro no qual existe a exposição de assunto para uma plateia relativamente pequena e que possui um conhecimento prévio sobre o tema em questão. Após concluída a apresentação do palestrante, deve-se abrir espaço para os questionamentos do público, que podem ser feitos diretamente ao convidado por meio do uso de microfones fixos ou móveis.

SALÃO: habitualmente amplo, fixo e voltado à divulgação de produtos/serviços, embora muitas vezes apresente características comerciais semelhantes às das feiras.

SEMANA: é a nomenclatura atribuída a um tipo de encontro semelhante ao congresso, no qual pessoas se reúnem para discutir assuntos de interesse comum. Não precisa prolongar-se por exatos sete dias. Normalmente dura entre três e cinco dias.

SEMINÁRIO: a exposição do tema é feita por uma ou mais pessoas com a presença de um coordenador. O assunto exposto deve ser do conhecimento da plateia, que participa em forma de grupos. Geralmente divide-se o tempo em três etapas: exposição, discussão e conclusão.

SIMPÓSIO: modalidade composta por vários 'expositores' com a presença de um coordenador. As temáticas abordadas costumam ser científicas. Após as apresentações, a plateia participa com perguntas à mesa. No entanto, o objetivo não deve ser debater o tema, mas apenas trocar informações sobre o mesmo.

VERNISSAGE: nome convencionalmente utilizado para designar a abertura de exposições de artes plásticas.

VÍDEO-CONFERÊNCIA: conferência realizada via sistemas de comunicação de alta velocidade podendo ter como participantes pessoas de diferentes cidades/estados/países, sem que as mesmas precisem estar fisicamente no mesmo local.

WORKSHOP: são encontros nos quais se faz uma apresentação seguida de demonstrações do produto/serviço que gerou o evento. Pode integrar a programação de um evento de maior porte.

(Fonte: ABEOC e Glossário básico para eventos e mini glossário de termos de design e de processos gráficos, da Coordenadoria de Gestão de Eventos da UNIVALI)

0 Comentários

Definindo o público-alvo de seu evento

6/4/2018

0 Comentários

 
Imagem

Definindo o público-alvo de seu evento
 
Eventos são feitos por pessoas, para pessoas. Quem organiza quer que tudo seja perfeito e quem é convidado espera ter uma experiência única. Por esse motivo, antes de iniciar a organização e divulgação de seus eventos, você precisa saber, precisamente, para quem esse evento é destinado.
Claramente, junto com isso vem a definição dos objetivos do seu evento. Uma festa corporativa de fim de ano visa estimular os funcionários, motivá-los para o próximo ano, aproximar a gestão de suas equipes, e assim por diante. Já um evento de negócios, no qual você recebe fornecedores e parceiros, terá uma conotação completamente diferente.
Nesse sentido, tendo em mente exatamente quem serão as pessoas que estarão no seu evento, você pode planejar, organizar e gerenciar todos os outros passos com qualidade, concentrando-se no que atrai, encanta e satisfaz seus convidados.
 
Como definir seu público-alvo?
 
Definir a audiência de um evento pode parecer fácil à primeira vista, mas você deve considerar seu orçamento e não extrapolar o número de convidados; quem são as pessoas mais importantes; quem não pode ficar de fora; e uma série de outros fatores. Para certificar-se da eficácia de sua análise, faça as seguintes perguntas a si mesmo:
 
Qual é o objetivo do seu evento?
Quem são as pessoas que podem ajudá-lo a alcançar seu objetivo?
Qual é o interesse dessas pessoas na sua empresa?
Que tipo de relacionamento a sua empresa tem com essas pessoas?  

Após responder a todas essas perguntas, crie sua lista de convidados e priorize aqueles que você acha mais interessantes para sua estratégia no momento. Este exercício ajudará você a dimensionar o tamanho do evento e também o investimento necessário.

0 Comentários

Eventos

6/4/2018

0 Comentários

 
Imagem

Eventos: cinco coisas que você não pode esquecer
 
Organizar eventos é uma tarefa árdua. São muitas coisas para providenciar, fiscalizar, lembrar e até consertar.
Mas sabemos que, como em qualquer trabalho, existem coisas mais e menos importantes. Num evento não seria diferente. Então, listamos aqui cinco coisas que, se não forem feitas, de nada adianta fazer as outras.
 
1. Investimento
 
É muito bacana você querer impressionar o público-alvo de seu evento com um ambiente diferenciado, atrações e materiais promocionais de alta qualidade. No entanto, nunca se esqueça de certificar-se de quanto você pode gastar!
Um evento não precisa de um alto investimento para ser atrativo e eficaz, mas ele com certeza precisa ter sido pensado após a informação de qual o valor disponível para seu desenvolvimento.
 
2. Público
 
Outra coisa importantíssima é definir, muito bem, o público-alvo do seu evento. Caso ele não seja bem delimitado e você invista seu tempo - e dinheiro - em pessoas que não trarão os mesmos resultados que o público certo traria, bom, claramente você investiu errado. Não é?
 
3. Comunicação
 
Definido seu público-alvo, fazer uma boa divulgação de seu evento é primordial! Comunique em todos os meios que o público do seu evento estiver presente. Envie e-mail marketing, faça posts nas redes sociais, crie um evento no Facebook, enfim, alternativas de divulgação inclusive a baixo custo não faltam! Mas não deixe de comunicar!
 
4. Atenção
 
Prestar atenção aos detalhes da organização é essencial, mas não é dessa atenção que estamos falando. Demonstre atenção!
Trate seu público-alvo de forma atencioso. Alguém confirmou presença? Certifique-se de que a pessoa recebeu um retorno após tal confirmação. Sempre que tiver alguma informação ou julgar prudente lembrá-la sobre seu evento, tenha atenção em avisá-la. Dar a devida atenção ao seu público faz toda a diferença!
 
5. Tenha calma!
 
A última dica é tão profissional quanto pessoal, por mais que não pareça.
É muito comum, principalmente durante um evento, ocorrerem problemas. E eles podem ser simples e fáceis de resolver, mas também podem ser muito complicados e prejudiciais.
Independente de qual problema seja, nunca perca a sua serenidade e a sua calma. Em praticamente 100% das situações, é a calma do organizador em analisar a situação e lidar com o problema que resolve as coisas.
Desesperar-se, deixar-se levar pelo desgaste do momento não vale a pena! Não leva a nada! Lembre-se sempre disso!
 
Lembrando-se desses cinco pontos, a Inforlaser garante a você que seu evento será, no mínimo, mais simples de organizar!
E não se esqueça: precisando de equipamentos, acompanhamento técnico, impressão e consultoria, não deixe de entrar em contato conosco.
Afinal, não estamos há 24 anos no mercado à toa. Concorda?

0 Comentários

    Categorias

    Todos
    ISO

    Feed RSS

    Histórico

    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017

© 2017 Inforlaser. Todos os direitos reservados. Rua Viña del Mar, 796. São Bernardo do Campo - SP - Brasil.                                                                          Inforlaser, NA, LLC. 410 Mill Street, Madison - IN - 47250 - USA
                                                                 atendimento@inforlaser.com.br
Home          Serviços          Contato