Inforlaser
+5511 4351-6657
  • Home
  • Sobre
    • Visão
    • Missão
    • Valores
    • História
    • Sustentabilidade
  • Serviços
    • Eventos
    • Outsourcing
    • Manutenção de Equipamentos
    • Fotos
  • Parceiros
    • Clientes
    • Fornecedores
  • Contato
  • Blog
  • Área do Cliente

Escolhendo uma Impressora

23/3/2018

0 Comentários

 
Imagem

Como ter certeza de que você escolheu a melhor impressora para a sua casa?
 
Presença quase obrigatória onde há computadores, as impressoras tornaram-se essenciais, até em nossas casas. Mas, após vermos que precisamos delas em nosso lar, nos deparamos com algumas questões: qual compensa mais? será que avalio o preço do aparelho ou do suprimento? A manutenção é cara? É frequente?
 
Assim como fazemos com câmeras, com notebooks e diversos eletrônicos, na hora de adquirir uma impressora precisamos pensar em qual será a sua utilização. Afinal de contas, para que investir numa multifuncional que imprime 300 páginas por minuto, se imprimimos 20 páginas por semana, não é mesmo?
 
O mercado de impressão possui inúmeros tipos de aparelho, mas para utilização doméstica podemos citar três: as jato de tinta, as multifuncionais e as impressoras laser.
 
As multifuncionais são líderes de vendas, inclusive para utilização doméstica. Por motivos óbvios: ela une, num único aparelho, scanner, impressora e, muitas vezes, fax - que, apesar de não ser tão usado hoje em dia em comparação ao que já foi, ainda há empresas e pessoas que utilizam.
​
Mas, além de considerar as funções das quais você precisa, não se esqueça de considerar os suprimentos utilizados. Há impressoras que levam apenas um cartucho - que é o caso das impressoras mono, como são conhecidas. Outras, levam um cartucho para a cor preta e outro para as demais. E há impressoras que têm um cartucho para cada cor. Considerando isso, é necessário pensar no custo e no rendimento de cada um, para saber se compensa. Falamos um pouco de exemplos desse raciocínio em outro post, confira:

http://www.inforlaser.com.br/blog/comprando-uma-impressora
 
Na hora de selecionar a impressora, esteja atento quanto ao seu consumo. Se suas impressões consomem mais a cor azul, não compensa comprar uma impressora que tenha várias cores, senão você é obrigado a adquirir um novo por conta de uma única cor.
Ou, se nenhuma impressão sua precisa ser colorida, por que não adquirir uma impressora laser?
 
Outro fator bastante importante é a velocidade. Não tem paciência para impressoras lentas? Confira quantas páginas por minuto a impressora que você pretende comprar imprime!

Normalmente, a melhor solução é a impressora laser. Por vários motivos, mas os principais são: qualidade de impressão e relação custo-benefício. Uma impressão a laser não mancha com tanta facilidade quanto a impressão feita por uma jato de tinta, por exemplo. E um cartucho de toner que, dependendo da impressora, é mais barato do que alguns cartuchos de tinta, rende muitas vezes mais!

Mas, independente das vantagens e desvantagens do aparelho, voltamos para o que já foi dito. Tudo depende do uso que você fará do equipamento.

E, qualquer que seja a sua escolha, tenha sempre a certeza de que a Inforlaser tem a solução para você! Entre em contato para ver nossas soluções em outsourcing, venda de suprimentos e de equipamentos!

0 Comentários

A influência das normas ISO no mercado

16/3/2018

0 Comentários

 
Imagem

Você já deve ter ouvido falar sobre as normas ISO, certo?
Se a sua resposta foi "sim", já deve saber que elas foram criadas para garantir a padronização de produtos e serviços em todo o mundo. Fundada em 1947, na Suíça, a International Organization for Standardization é a maior entidade do mundo responsável por desenvolver e editar normas internacionais, sendo aplicada em mais de 150 países. Essa adesão global tornou a ISO praticamente uma imposição de mercado, pois ela tornou-se referência para todos os quesitos de organização e qualidade.
E justamente por ter se tornado referência em todo o mundo, as empresas não poupam esforços para atendê-las, já que tal atendimento garante repercussão internacional à companhia.
 
 
                           A influência das normas ISO na realidade do mercado
 
Os certificados em geral são uma ótima oportunidade para impulsionar o crescimento da empresa e a posição dela no mercado. No entanto, também podem ser consideradas uma ferramenta eficaz para melhorar a organização e estrutura das empresas.
Para conseguir a certificação, a empresa deve realizar um processo de atendimento e de gerenciamento de riscos que permita uma melhor compreensão de seus processos e operações. Isso significa que é necessário monitorar cuidadosamente as ações e identificar as oportunidades de melhorias.
Há também outros benefícios da padronização, como o aumento da satisfação do cliente (os produtos com durabilidade clara e as garantias de segurança são preferidos); supervisão preventiva de riscos e gerenciamento de falhas; redução de resíduos e custos; desenvolvimento de produtos e serviços melhores, etc.
 
                                                                  No Brasil
 
Aqui no Brasil, o órgão correspondente à ISO é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Há alguns anos, a exigência de padronização aumentou consideravelmente, por isso é comum encontrar empresas que exigem certificações de seus fornecedores para garantir qualidade, qualificação e conformidade com os requisitos de padrões.
No entanto, é necessário entender quais são as certificações e quais as vantagens que eles trazem realmente para o negócio. Verifique abaixo os padrões ISO mais utilizados no Brasil!
 
Série ISO 9000
Com certeza a ISO 9000 é a série de normas mais conhecida de todas. Composta por cinco padrões internacionais (ISO 9000, ISO 9001, ISO 9002, ISO 9003 e ISO 9004), está relacionada à gestão e garantia de qualidade. Os três primeiros são diferenciados pelo escopo. Como segue:
 
ISO 9001: possui 20 elementos que garantem qualidade, através do monitoramento de todo o ciclo de desenvolvimento de produtos;
ISO 9002: com 18 elementos, concentra-se na produção e instalação. É geralmente utilizado em produtos já comercializados, testados e aprovados;
ISO 9003: abrange apenas 12 elementos básicos e destina-se a empresas nas quais a aplicação de sistemas de garantia de qualidade mais amplos pode não ser necessária;
ISO 9004: focada na melhoria contínua do desempenho do negócio através de uma abordagem orientada a processos, também é responsável por verificar o cumprimento das operações e procedimentos em relação a boas práticas ambientais.
 
Série ISO 14000
Composto por uma cadeia de padrões relacionados à gestão ambiental, a série ISO 14000 também é conhecida como Sistema de Gerenciamento Ambiental (EMS). Ela busca certificar-se da proteção do meio ambiente, minimizando o impacto das ações corporativas para evitar a contaminação e os problemas resultantes.
Nesta série, a norma mais conhecida é a ISO 14064, que é responsável pela verificação e notificação das emissões de gases de efeito estufa.
A empresa que obtém essa certificação se destaca das demais, principalmente por sua credibilidade e, claro, por demonstrar seu compromisso de reduzir as emissões de gases poluentes, contribuindo para o desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável.
 
                                                   As vantagens da certificação
 
Em termos gerais, os padrões ISO fornecem uma série de benefícios para as empresas. Além de orientar ações, planejar e gerenciar projetos e processos organizacionais, elas permitem que os procedimentos sejam realizados com os mais altos padrões internacionais, tornando-os mais seguros e eficientes. Como resultado, a empresa garante maiores vantagens competitivas.

0 Comentários

​5S: aplicação em todos os cenários de nossa vida

9/3/2018

0 Comentários

 
Imagem

Japão pós-segunda guerra mundial. Um cenário de destruição, desolação e necessidade de recuperação. Diante da miséria ocasionada pela destruição em massa resultante de qualquer guerra, os japoneses precisavam tomar atitudes. Precisavam estabelecer metas e procedimentos adequados às  suas restrições de orçamento de pessoas, mas que garantissem a rápida recuperação do país, que não podia ficar mais tempo diante daquela realidade.
Ao iniciarem suas obras e processos produtivos industriais, identificaram que, também na produção industrial, precisavam estabelecer métodos e processos que eliminassem o desperdício e otimizassem sua produção. Para isso, estabeleceram contato com norte-americanos, que apresentaram uma metodologia de três etapas que havia contribuído para que alcançassem tamanho desempenho (que só os EUA tinham naquela época). No entanto, ao terem contato com as três etapas, os japoneses notaram a necessidade de incluir duas etapas finais para a metodologia, se quisessem que ela de fato tivesse resultado.
Daí originou-se a metodologia 5S, que possui tal nomenclatura por apresentar cinco conceitos japoneses, todos iniciados com a letra S. São eles: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Em português, todos são traduzidos com a palavra “senso” no início, não só para manter o nome da metodologia, mas também para assegurar que a mensagem seja transmitida tal qual ela foi idealizada.
Seus conceitos, como apresenta o portal Sobre Administração são:
 
SEIRI – Senso de Utilização
 
Significa utilizar materiais, ferramentas, equipamentos, dados, etc. com equilíbrio e bom senso. Onde é realizado o descarte ou realocação de tudo aquilo considerado dispensável para realização das atividades. Os resultados da aplicação do Senso de Utilização são imediatamente evidenciados.
 
Ganho de espaço Facilidade de limpeza e manutenção Melhor controle dos estoques Redução de custos Preparação do ambiente para aplicação dos demais conceitos de 5S  
SEITON – Senso de Organização
 
O senso de organização pode ser interpretado como a importância de se ter todas as coisas disponíveis de maneira que possam ser acessadas e utilizadas imediatamente. Para isto devem-se fixar padrões e utilizar algumas ferramentas bem simples como painéis, etiquetas, estantes, etc. Tudo deve estar bem próximo do local de uso e cada objeto deve ter seu local específico. Podemos identificar como resultados do senso de organização:
 
Economia de tempo; Facilidade na localização das ferramentas; Redução de pontos inseguros.  

SEISO – Senso de Limpeza

 
A tradução para a palavra Seiketsu é limpeza. Este senso define a importância de eliminar a sujeira, resíduos ou mesmo objetos estranhos ou desnecessários ao ambiente. Trata-se de manter o aceio do piso, armários, gavetas, estantes, etc. O senso de limpeza pode ir além do aspecto físico, abrangendo também o relacionamento pessoal onde se preserva um ambiente de trabalho onde impere a transparência, honestidade, franqueza e o respeito. A aplicação do senso de limpeza traz como resultado:
 
Ambiente saudável e agradável; Redução da possibilidade de acidentes; Melhor conservação de ferramentas e equipamentos; Melhoria no relacionamento interpessoal.  

SEIKETSU – Senso de Padronização e Saúde

 
O senso de padronização é traduzido na fixação de padrões de cores, formas, iluminação, localização, placas, etc. Como abrange também o conceito de saúde, é importante que sejam verificados o estado dos banheiros, refeitórios, salas de trabalho, etc. afim de que sejam identificados problemas que afetam a saúde dos colaboradores como os problemas ergonômicos, de iluminação, ventilação, etc. Este senso tem como principal finalidade manter os 3 primeiros S’ (seleção, ordenação e limpeza) de forma que eles não se percam. Podem-se evidenciar como principais resultados da aplicação deste conceito:
 
Facilidade de localização e identificação dos objetos e ferramentas; Equilíbrio físico e mental; Melhoria de áreas comuns (banheiros, refeitórios, etc); Melhoria nas condições de segurança.  

SHITSUKE – Senso de Disciplina ou Autodisciplina

 
A última etapa do programa 5S é definida pelo cumprimento e comprometimento pessoal para com as etapas anteriores. Este senso é composto pelos padrões éticos e morais de cada indivíduo. Esta etapa estará sendo de fato executada quando os indivíduos passam a fazer o que precisa ser feito mesmo quando não há a vigilância geralmente feita pela chefia ou quando estendem estes conceitos para a vida pessoal demonstrando seu total envolvimento. Diante de um ambiente autodisciplinado a cerca dos princípios 5S é possível que se tenha:
 
Melhor qualidade, produtividade e segurança no trabalho; Trabalho diário agradável; Melhoria nas relações humanas; Valorização do ser humano; Cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos;  
Após a implementação da metodologia 5S, o Japão garantiu não só a sua recuperação após a guerra, como consolidou-se como uma das principais economias do mundo. Ao implementarem a metodologia, tornaram-na a maior referência de organização, sendo exigida em uma série de certificações – ISO e outras – primordiais para os relacionamentos comerciais de empresas, sejam elas grandes ou pequenas.
Agora que você já conhece o conceito da metodologia 5S, nos responda: é possível aplica-la para todos os setores de nossas vidas, não é mesmo? Faça o teste e compartilhe seus resultados conosco!

0 Comentários

O segredo de um evento bem-sucedido

2/3/2018

0 Comentários

 
Imagem
Imagem

Investimento alto? Nem sempre.
Convidados? Em partes.
Programação do evento? Tem responsabilidade no resultado do evento, também.
Mas não, não são esses itens (nem o local, a divulgação em grandes veículos de comunicação e as tantas variáveis que você pode ter imaginado) que garantem que um evento será bem-sucedido.
O que vamos dizer pode parecer simples e, para alguns, até mesmo óbvio. Mas não é.
O segredo de um bom evento - e como bom evento definimos um que gere contatos, negócios e vendas, além de marketing positivo e, por vezes, mídia espontânea - é o planejamento. Isso mesmo. Planejamento.
Por que, naquele evento que você foi pela empresa, só conseguiu entrar depois de terem que chamar alguém da organização, se você recebeu o convite?
Por que, naquele workshop do seu fornecedor, você não recebeu o material referente ao conteúdo apresentado?
E naquele evento do seu cliente, por que os organizadores não paravam de correr para lá e para cá com a equipe de apoio e sequer conseguiram te cumprimentar?

Simples: porque houve algum problema no planejamento desse evento!
​

... O que é algo absolutamente compreensível, já que eventos são repletos de detalhes e pode acontecer de algum deles passar batido durante o planejamento.
 
Mas, o que fazer para evitar esse tipo de problema?

Existem ferramentas que podem auxiliar sua memória e seu desempenho durante a organização de um evento. Minhas sugestões são as que melhor se adequaram ao meu método e estilo de trabalho.
 
Checklist

Como todo profissional de eventos sabe, existem tipos específicos de eventos - o casamento, como exemplo dos eventos sociais, e o workshop, como exemplo dos eventos corporativos.
Mas, por mais que existam muitos tipos dentro de cada uma dessas categorias, existem informações que são necessárias em todos eles. O checklist ajuda, principalmente, a nos lembrarmos das ações "obrigatórias".
 
Costumam ser as ações "obrigatórias" de um evento:
Briefing Reserva do local Montar comissão organizadora do evento Distribuir suas atividades Fazer a programação do evento Contratação fornecedores - gráfica, agência, etc. Criação do material de divulgação Seleção do material Envio e supervisão da produção do material Listar convidados/participantes Se for o caso, pensar nos convites para figuras importantes Providenciar equipamentos/infraestrutura Providenciar buffet/alimentação Providenciar decoração/ambientação Contratar/delegar profissionais para recepção, segurança, staff Providenciar estacionamento/transporte Providenciar brindes Orientar em relação às vestimentas dos participantes Fazer uma reunião para últimos acertos/ensaio Comunicação pós-evento  

Roteiro

Depois de ter planejado todas ações pré e pós eventos, é necessário saber - e rever - o que e como agir durante seu evento. Para que isso seja mais fácil, trace um roteiro para seguir.
Por exemplo, se no seu workshop, os participantes precisam receber algum material antes de se acomodarem, insira como primeira ação de seu roteiro algo como "entregar material x na hora de chegada dos participantes".
Faça o seu roteiro com antecedência e, um tempo depois de terminar de fazê-lo, leia-o novamente: às vezes, na hora de redigí-lo, algo passou batido. O momento da revisão serve exatamente para identificar se falta algum tópico no roteiro do seu evento.
Cada profissional se organiza de uma forma e não é porque checklist e roteiro costumam ajudar que eles são as únicas ferramentas efetivas. Se vir outras, teste. Nunca se sabe quando um novo método pode tornar nosso trabalho muito mais fácil.
​
Se, ao planejar o seu evento, você tiver considerado todos esses itens, a probabilidade de deixar algo passar é praticamente nula, lhe garantimos!

0 Comentários

Digitalização

2/3/2018

0 Comentários

 
Imagem
Imagem

​Com certeza você já ouviu falar sobre digitalização. Se não passou por algum processo de digitalização em sua empresa, teve contato com algum colega que passou ou que tinha recebido a oferta para esse serviço. Muitas empresas aderiram à digitalização por diversos motivos, que vão desde a facilidade de acesso às informações até o descarte dos arquivos físicos para melhor aproveitamento do espaço da empresa. Mas, apesar de sabermos que esse é um serviço presente há muito tempo no mercado, você sabe o que é e quais são os processos da digitalização? A Inforlaser responde!
A Digitalização de Documentos é o processo de conversão de documentos físicos em formato digital. Este processo dinamiza consideravelmente o acesso e a disseminação das informações entre os colaboradores de uma empresa, com a visualização instantânea dos documentos.
 
Benefícios da digitalização
Facilidade de acesso e de distribuição dos documentos; Redução de tempo das atividades que requerem a análise de documentos; Redução de custo com recuperação e duplicação; Integração de dados ativos e históricos.  
Etapas da digitalização de documentos
Os documentos passam por um processo de preparação para que se tornem aptos à digitalização (higienização, retirada de grampos ou qualquer objeto que prejudique o acesso do documento ao scanner); Em seguida são escaneados, tratados e indexados por lote de documentos, de acordo com as especificações determinadas pelo projeto; As imagens e dados são migrados para o Software GED Arquivar, possibilitando o acesso aos documentos sempre que seja preciso.  
Há empresas que não podem aderir ao serviço por questões legais – há leis para determinadas áreas de atuação que invalidam arquivos digitais, alegando que os arquivos físicos são os únicos que podem ser aceitos como documento e apresentados numa eventual auditoria e consulta. Mas são áreas bem específicas, como a hospitalar ou advocacia. Verifique a política de sua empresa sobre a digitalização e, caso ainda não tenha esse serviço, entre em contato conosco!

0 Comentários

    Categorias

    Todos
    ISO

    Feed RSS

    Histórico

    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017

© 2017 Inforlaser. Todos os direitos reservados. Rua Viña del Mar, 796. São Bernardo do Campo - SP - Brasil.                                                                          Inforlaser, NA, LLC. 410 Mill Street, Madison - IN - 47250 - USA
                                                                 atendimento@inforlaser.com.br
Home          Serviços          Contato